Ainda existem muitas dúvidas sobre transações online seguras utilizando tecnologias de autenticação baseadas no protocolo 3D Secure e Tokenização. Mais uma vez procuraremos esclarecer que estas tecnologias têm objetivos diferentes e podem trabalhar de maneira complementar para assegurar a segurança das transações online.
O objetivo da autenticação 3D Secure é verificar a identidade do portador do cartão, para evitar contestações de compras não reconhecidas. Ela implementa recursos de Autenticação Forte do Cliente (SCA)
O objetivo da tokenização é proteger os dados do cartão contra uso indevido, invasões vazamentos de dados, transformando os dados do cartão em uma credencial (token), associada às condições de específicas.
O processo de geração e provisionamento de um tokens exige que seja realizada a identificação e verificação da identidade do portador do cartão (ID&V). Existem diversas formas de Identificação e verificação de um portador quando o objetivo é incluir um token numa carteira digital (wallet).
Mas como fazer o ID&V no momento que um estabelecimento comercial solicita o provisionamento de um token?
O protocolo 3D Secure suporta esta função. Veja a imagem abaixo:
Utilizando um Message Category = 02 Indicando que é uma autenticação de uma transação de Não Pagamento e o Value = 6 (Cardholder Verification as part of EMV Token ID&V), o estabelecimento comercial indica que está solicitando a autenticação de um portador para fazer Identificação de uma requisição de um token.
O Emissor vai verificar a autenticidade do portador nesta solicitação de autenticação utilizando suas estratégias para esta situação (SMS, push notification, autenticação silenciosa ou outro método) e em caso positivo enviar ao estabelecimento um código de autenticação.
Telefone +55 21 999261133
Email: marketing@sucessosi.com.br