A Visa criou um protocolo de autenticação denominado Verified by Visa, depois adotado por outras bandeiras, como a Mastercard (Secure Code), AMEX, JCB e outros. Esta proposta de protocolo nasceu com objetivo de cumprir a mesma função da senha nas transações presenciais.
Foi a primeira versão de um protocolo de autenticação que envolvia 3 domínios: Emissor, Bandeira e Comércio. Essa característica do protocolo levou à denominação 3D Secure. Verified by Visa e Mastercard Secure Code foram as marcas de fantasia utilizadas pela Visa e p[ela Mastercard respectivamente.
A autenticação em 3 Domínios consiste numa requisição enviada pelo comércio através de um servidor de diretório da bandeira (DS) até chegar a um serviço do emissor (ACS) para analisar se o comprador é de fato o portador do cartão. Quando o emissor responde que reconhece a autenticidade do comprador, o comércio pode realizar a transação, informando que é uma transação de e-commerce e que a autenticidade do comprador foi previamente comprovada.
Atualmente o protocolo é patrocinado pelo Consórcio EMV (EMVCo) e aberto a todos os arranjos de pagamento que queiram utilizá-lo.