O compromisso da Sucesso é mobilizar os esforços ao seu alcance para contribuir com a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Queremos utilizar a tecnologia como fator de desenvolvimento humano, erradicação da pobreza e preservação do Planeta.

Covid-19

tecnologia e covid-19

A utilização intensa dos recursos de tecnologia está sendo fundamental para superar as graves consequências da pandemina do Corona VirusAlguns exemplos que já fazem parte da rotina diária de milhões de pessoas no Brasil e no mundo:

Educação à distância

A extensão da educação à distância para o ensino público, apesar de todas as dificuldades associadas às restrições estruturais (acesso a computadores e internet, material didático apropriado, preparação dos professores, inexperiência dos estudantes etc.) foi um recurso fundamental para a continuidade do aprendizado de crianças e jovens.

Esta experiência veio para ficar e se consolidar.

Tecnologia e saúde

Os aplicativos de comunicação de casos de Covid, rastreamento das pessoas infectadas, mapeamento das áreas de risco e plataformas de análise de dados em tempo real foram desenvolvidas em tempo recorde, auxiliando no planejamento e controle da Pandemia.

A telemedicina aproximou as estruturas médicas das comunidades, contornando em parte as restrições impostas pelo distanciamento social

Pesquisa e desenvolvimento

O desenvolvimento de mais de uma dezena de vacinas aconteceu num tempo recorde, utilizando técnicas inovadoras de desenvolvimento, lado a lado com alguns métodos tradicionais, já dominados.

e-commerce e distribuição

Segundo a empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie, o faturamento das vendas online no segundo trimestre de 2020 foi de R$ 33 bilhões, alta de 104% em relação ao mesmo período de 2019.

Além da evolução das lojas online, foi necessário o reforço e reorganização dos serviços de logística, distribuição e entregas.

Sem estes mecanismos, os riscos de desabastecimento teriam sido enormes.

Transações digitais

Segundo  a ABECS (Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos por aproximação cresceram 330% no 1º semestre de 2020 . A Covid também impulsionou o crescimento dos cartões pré-pagos, como instrumento para controlar despesas em momento de alto desemprego, perda de renda e muitas incertezas.

Segundo a Caixa, cerca de 67 milhões de pessoas foram inscritas no Auxílio Emergencial, utilizando recursos de cadastramento, consultas e transações por App Mobile.

Trabalho remoto

A necessidade de observar o distanciamento social obrigou as organizações a implementar rapidamente métodos de acesso remoto sob pena de interromper suas atividades.

Hoje, discute-se intensamente qual será o modelo de trabalho após o fim da pandemia. Existe uma tendência bastante forte de que o trabalho remoto veio para ficar.

Grandes desafios

Porém, é necessário considerar os aspectos negativos da maior pandemia já vivida em todos os tempos. São milhões de vidas perdidas em todo o mundo.

A pobreza se agravou em todo o mundo e a retomada do crescimento é desigual. São as camadas mais pobres das populações as que enfrentam as maiores dificuldades para retomar suas vidas. Ações conscientes para a redução das desigualdades mais do que nunca está na ordem do dia.

Esta mesma desigualdade está presente em relação ao acesso às vacinas. A erradicação da Covid em todos os países é a indispensável, considerando que o planeja hoje é globalizado e interconectado. Como afirma a OMS, não é possível imaginar a proteção contra o Covid dentro das fronteiras de cada país.

Rolar para o topo