O PNUD Brasil lançou o boletim “Disrupção Digital e Inovação“, que apresenta projetos e iniciativas arrojadas realizadas no âmbito do Programa no país. As ações realizadas pelo PNUD estão no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Importante ferramenta para a divulgação das ações de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, o Boletim Disrupção Digital e Inovação apresenta assuntos que estão na ordem do dia, considerando a profunda crise causada pela pandemia da Covid-19.
A seguir, apresentamos algumas das várias iniciativas estratégicas que consta do boletim.
O projeto Formação e Treinamento de Gestores Públicos para a Implementação de Políticas Públicas na Agenda 2030, implementado com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lançou a Plataforma Desafios – em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Tribunal de Contas da União (TCU), BB Seguros, BB Consórcios, Cielo, Cateno, Livelo, Banco do Brasil e Caixa – a fim de incentivar e apoiar a sociedade na criação de alternativas para minimizar o impacto da COVID-19 na sociedade, saúde e economia, através do uso da tecnologia.
Juntamente PNUD Brasil, junto com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), apoiou a realização da maratona virtual de programação Hackcovid-19, focada em encontrar soluções tecnológicas para amenizar impactos da pandemia.
A iniciativa reuniu 983 participantes e recebeu 82 propostas, das quais quatro foram premiadas.
Promovendo a disrupção digital
O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), vinculado ao PNUD, propôs a criação de uma força-tarefa colaborativa, intitulada “Respostas em proteção social à COVID-19”, para mapear virtualmente medidas de proteção social ao redor do globo além de promover o compartilhamento de informação e o debate sobre o tema. A iniciativa inclui uma Comunidade Online, série de webinars e boletim semanal, que reúne as notícias mais relevantes sobre como os países estão respondendo à pandemia.
O PNUD lançou também o novo Atlas de Desenvolvimento Humano para o Brasil.
Este Atlas retrata o desenvolvimento humano sustentável e as desigualdades no Brasil, combinando dados com formas amigáveis de visualização, disponibilizando mapas, tabelas comparativas e gráficos.
O Atlas oferece as seguintes visões:
- IDHM
- Saúde
- Educação
- Habitação
- Vulnerabilidade
- Meio Ambiente
- Participação Política
Vale a pena conhecer.