EMV 3DS inclui extensão para suportar tokenização

Pagamentos 3D Secure

O EMVCo publicou a extensão de mensagem de token de pagamento EMV® 3DS e o white paper complementar para ajudar os emissores de cartões e comerciantes a otimizar a experiência de autenticação EMV 3-D Secure (EMV 3DS) para compradores online utilizando  tokens de pagamento EMV e aumentando os benefícios de prevenção a fraudes que o uso combinado com EMV 3DS oferece.

A documentação desta extensão detalha como são inclúidos os elementos de dados referentes ao token de pagamentos em uma mensagem de autenticação 3D Secure. O EMVCo publicou também um white paper que descreve os casos de uso e os fluxos quando uma transação EMV 3DS suporta dados de um token de pagamentos.

Neste caso de uso, o PAN é substituído por um Token EMV, protegendo os dados do cartões nas compras online.

As extensões de mensagem EMV 3DS são documentos que suportam a especificação EMV 3DS para fornecer elementos de dados adicionais que os emissores podem usar para obter uma verificação mais apurada da autenticidade das transações de comércio eletrônico.

Os grupos de trabalho EMV 3DS e EMV Tokenization desenvolveram esta extensão em resposta às expectativas de associados e assinantes do EMVCo.

Usando os dados do token de pagamento, os emissores têm mais informações que podem ajudá-los a identificar melhor a transação e o consumidor e reduzir a necessidade de um desafio de autenticação.

Por exemplo, se o token de pagamento foi fornecido a um comércio específico e esse comércio é o originário da transação, ou se o token de pagamento está vinculado a um dispositivo de consumidor específico e a transação é iniciada nesse dispositivo, esses elementos podem reduzir o risco classificação da transação para permitir que ela prossiga sem um desafio de autenticação.

Extensão de tokenização EMV 3DS

Melhorando o score das transações

Com as informações adicionais do token de pagamento, os emissores estão aptos a tomar melhores decisões com base no risco, reduzindo a necessidade de uma autenticação adicional. Isso significa melhores taxas de aprovação de transações e de um processo de autenticação mais rápido e seguro para os clientes.

A implementação desta extensão não é obrigatória, mas auxilia na melhoria das taxas de conversão de transações, com maior segurança e comodidade para os clientes.

Casos de uso da Tokenização com EMV 3D Secure

O protocolo do EMV 3DS pode ser utilizado para autenticar:

  • Transações de pagamento e não pagamento
  • Diversos tipos de transação
Autenticação 3DS

Um caso e uso interessante para a autenticação 3D Secure em conjunto com a tokenização é a renovação de uma assinatura de serviços, como TV por assinatura, Streaming e outros. Ao solicitar a autenticação em tempos e renovação, o estabelecimento exige que o comprador afirme que está de acordo com a renovação, evitando assimeventuais contestações posteriores por motivo de compra não reconhecida.

Utilizando o recurso 3RI, previsto no protocolo a partir da versão 2.1, o portador nem precisa esta presente no mento da solicitação de autenticação

Os diagramas a seguir, elaborados pelo EMVCO, mostram alguns dos casos mais importantes para a autenticação 3D Secure.

EMV Token - Caso de uso 1
Token EMV - caso de uso 2A
EMV Token - caso de uso 2B
EMV Token - caso de uso 3
EMV Token - caso de uso 4
EMV Token - caso de uso 5

3D Secure e Tokenização Conflitantes e complementares?

As dúvidas sobre o papel de cada protocolo são bastante comuns. Muitas vezes existe a compreensão de que a Tokenização garantiria a identidade do portador.

Mas 3D Secure e Tokenização são processos complementares.

Enquanto o 3DS assegura a autenticidade da identidade do comprador, em conformidade com os requisitos de autenticação forte do cliente (SCA), a Tokenização assegura a autenticidade e a validade da Conta de Pagamentos que está sendo utilizada.

Dúvidas ou comentários? Entre em contato

Formulário de contato com a Sucesso

1 comentário em “EMV 3DS inclui extensão para suportar tokenização”

Deixe um comentário