C.A.

ICP-Brasil

CA é a sigla para “Certificate Authority”, Autoridade Certificadora em português, uma entidade idônea, autorizada a emitir, renovar e cancelar Certificados Digitais

Tipos de Autoridades Certificadoras:

  • Certificadora de Raiz – A entidade certificadora principal, que pode delegar a gestão de certificados para a Certificadora Intermediária.
  • Certificadora Intermediária – A entidade Certificadora Intermediária é uma entidade credenciada pela entidade certificadora Raiz para emitir certificados digitais para os usuários.

A estrutura de certificação no Brasil está organizada desta forma:

Certificadora Raiz – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI). As diretrizes para a certificação digital no país são definidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, a cadeia de confiança, que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para a identificação do cidadão.

O ITI tem o papel de credenciar e descredenciar os participantes da cadeia, supervisionar e fazer a auditoria dos processos. Ele faz interface direta com a Autoridades Certificadoras (AC).

CA ou AC – Estas entidades são responsáveis por emitir, renovar ou revogar os Certificados Digitais e credenciar as ARs para o atendimento aos clientes.

AR – São escritórios das CS é tem como missão receber o cliente para realizar conferência da documentação e emissão do Certificado.

Autoridades Certificadoras credenciadas pela ICP-Brasil – lista completa das entidades certificadoras credenciadas pode ser acessada neste endereço.