OASIS

OASIS significa “Organization for the Advancement of Structured Information Standards”.

Em português, “Organização para o Avanço de Padrões em Informação Estruturada”.

É um consórcio de nível global que impulsiona o desenvolvimento, convergência e adoção de padrões para e-business e web-services. Dentre os membros da organização estão grandes nomes da indústria de tecnologia da informação como IBM, SAP e Sun Microsystem.

A OASIS foi criada em 1993, com o nome de SGML Open, por fornecedores de aplicações baseadas em SGML para promover a adoção deste padrão. Hoje ela desenvolve especificações e padrões relacionados com áreas como: supply chain, SOA, web services, processamento de XML e segurança da informação. O desenvolvimento de documentação inclui manuais, guias de melhores práticas e ferramentas para facilitar a adoção dos padrões elaborados. A OASIS também promove fóruns de discussão para incentivar a adoção de padrões e o desenvolvimento relacionado à troca de informação eletrônica em governos e empresas.

Em 1999, a OASIS foi procurada pelo comitê das Nações Unidas para padrões de negócios, UN/CEFACT, para desenvolver um conjunto de especificações para negócios eletrônicos. A iniciativa conjunta foi batizada como ebXML. Em 2004 a OASIS submeteu a especificação ebXML para a ISO TC154 onde ela foi aprovada como “ISO 15000”.