RSA

RSA

O sistema de criptografia RSA é um dos primeiros sistemas de criptografia de chaves públicas e o nome tem origem em Rivest-Shamir-Adleman.

Ele é derivado do sobrenome dos criadores da atual RSA Data Security, Inc. – Ron Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman.

O algoritmo foi descrito pela primeira vez em 1978 e estabeleceu um critério de chave de encriptação pública e chave de decriptação privada.

O RSA foi também o primeiro algoritmo a possibilitar criptografia e assinatura digital, e uma das grandes inovações em criptografia de chave pública.

Este tipo de algoritmo é chamado de criptografia assimétrica ou de chave pública, pois são usadas duas chaves. A primeira chave é a chave pública, utilizada para criptografar ou “cifrar” os dados que vão ser enviados. A segunda chave é utilizada para descriptografar os dados, é chamada de chave privada, apenas ela consegue retornar o texto “cifrado” no texto original.

Esta estrutura composta por duas chaves difere da criptografia simétrica, onde apenas uma chave é utilizada para criptografar e descriptografar o texto, tornando-se inviável o seu uso na internet, pois a chave precisaria ser transferida junto com a mensagem criptografada.

Mais informações, na Wikipedia.