A evolução do PIX.
Os números das primeiras semanas de cadastramento das chaves mostram o potencial de evolução que o PIX tem para atender a um público que procura um novo relacionamento financeiro com as instituições.
Disparado na frente neste primeiro período, o Nubank concentra sozinho 24% da quantidade de chaves cadastradas (pouco mais 8 milhões de chaves). Juntos, Nubank, Mercado Pago e Pag Seguro concentraram quase 51% das chaves cadastradas. Os 5 maiores banco múltiplos do país representaram perto de 35% dos cadastramentos.
Arriscando um palpite, ainda sem a análise do público que se cadastrou, parece que a adesão em massa foi dos jovens, seguida de comerciantes e clientes tradicionais dos Mercado Pago e Pag Seguro, redes de pagamentos que já se destacavam das Credenciadoras tradicionais.
A nova modalidade pagamentos, que deve introduzir uma nova dinâmica nas tarifas sobre os serviços financeiros, deve reduzir receitas com DOC e TED, estimada em cera de 13 bilhões de Reais e reduções no uso e transporte de numerário, numa estimativa de aproximadamente 10 bilhões de Reais. Estas perdas de receitas para as instituições financeiras tradicionais não chegam a ser tão significativas, mas apontam para uma tendência que deve se consolidar a médio e longo prazos.
O Banco Central as estabeleceu as condições para as tarifas dos serviços de PIX:
O PIX também pode marcar o crescimento do mercado de pagamentos e crédito nas cadeias de consumo, o que estão demonstrando os números do Mercado Pago e da Pag Seguro. Atuando como Arranjos de Pagamento, mas com regras mais flexíveis que as estabelecidas para as instituições financeiras controladas pelo Banco Central, estas cadeias podem eventualmente oferecer condições financeiras diferenciadas para os seus clientes.
Os bancos oficiais (Banco do Brasil e Caixa) representam pouco mais de 18% da quantidade total de chaves e a Caixa pode no futuro se apoiar nos beneficiários Auxílio Emergencial e do Bolsa Família para ampliar sua capacidade de penetração. Certamente este público, que representa uma legião de pessoas não bancarizadas (são 66,7 milhões de beneficiários do Auxilio Emergencial, sendo que 48 milhões nem existiam nas estatísticas oficiais),l pode ter no PIX uma forma de acesso a serviços financeiros. mas para isso, a rede de aceitação precisa se ampliar e popularizar.
Este será o próximo capítulo do enredo PIX.
Telefone +55 21 999261133
Email: marketing@sucessosi.com.br