Non Fungible Token

O Non Fungible Token (NFT ) é um tipo de chave eletrônica criptográfica usada de forma única. O dono de um NFT é proprietário de uma espécie de certificado de propriedade intelectual, o que garante sua autenticidade e unicidade.

Non Fungible Token

O programa Fantástico do domingo, dia 21 de março, apresentou uma reportagem sobre a arte digital, vendida nos Estados Unidos por USD 70 milhões. Esta reportagem apresenta o conceito de NFT – Non Fungible Token.

A reportagem afirma que o NFT é utilizado para para garantir a autoria e a autenticidade de obras de arte e outros conteúdos artísticos, mas que conceito do NFT pode ser utilizado para as mais diversas finalidades.

O conceito de token não fungível é viabilizado pela tecnologia de blockchain, uma cadeia de certificações.

Segundo o Wikipedia:

“um token não fungível (NFT) é uma unidade de dados em um razão digital, onde cada NFT pode representar um item digital exclusivo e, portanto, eles não são intercambiáveis. Os NFTs podem representar arquivos digitais como arte, áudio, vídeo e outras formas de trabalho criativo. Embora os próprios arquivos digitais sejam infinitamente reproduzíveis, os NFTs que os representam são rastreados em blockchains subjacentes e fornecem aos compradores prova de propriedade. Blockchains como Ethereum, Bitcoin Cash e Flow, cada um tem seus próprios padrões de tokens para definir o uso de NFTs

O NFT se aplica ao licenciamento de Software?

Garantir que somente os clientes licenciados usem os produtos sujeitos a regras de propriedade intelectual, nas quantidades de licenciadas, é uma das dificuldades do setor. E agora, no mundo das redes proprietárias e heterogêneas, o controle sobre as licenças se torna ainda mais difícil. O que acontecerá se as entidades de padronização internacionais no futuro estabelecem regras de controle das licenças de propriedade intelectual em cada versão do aplicativo operando num servidor?

E a autenticação de um token de aplicação também pode impedir que fraudadores executem cópias falsas de um determinado software, garantindo desta forma a autenticidade das operações realizadas.

Você acha que o uso do NFT para garantir a autenticidade de uma aplicação faz sentido? Faça seu comentário.

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *