EMV QR Code é um protocolo de pagamentos patrocinado pelo EMVCo que está padronizando esta modalidade de pagamentos no mundo e é utilizado no PIX (BR Code)
Diversas iniciativas experimentaram o QR Code como método de pagamento. Antes do PIX, diversos sistemas de pagamento no Brasil criaram seus próprios padrões.
O problema?
Estas formas de pagamento não eram compatíveis entre si e começaram a criar uma miríade de protocolos, que dificultava a implementação pelos comércios.
O mérito do EMVCo foi criar um padrão interoperável que pode ser utilizado em uma infinidade de modalidades de pagamento, incluindo os cartões de crédito e débito.
O QR Code é uma opção de pagamento extremamente importante quando se fala de carteiras digitais.
O Global Payment Report 2024, pubicado pela Wordpay traça um cenároio geral sobre os meios de pagamento no mundo, destaca a importância das carteiras digitais como métodos alternativos de pagamento e uso do QR Code como forma de pagamento.
Seguem trechos importantes deste documento, relativos ao QR Code:
“O sucesso do Alipay e do WeChat Pay na China estabeleceu decisivamente que os códigos QR poderiam impulsionar a adoção de pagamentos digitais pelo consumidor.”
“Os pagamentos por código QR tornaram-se populares no Sudeste Asiático devido à sua simplicidade, padronização, operação barata para os comerciantes e suporte à infraestrutura subjacente dos bancos centrais.”
“Os pagamentos baseados em código QR são econômicos para os comerciantes, pois não requerem equipamentos especiais, como terminais POS. A padronização dos códigos QR significa que os comerciantes precisam apenas de um código QR para aceitar pagamentos de várias carteiras.”
“Sistemas de pagamento em tempo real de bancos centrais e associações bancárias – como BI-FAST na Indonésia, UPI na Índia, DuitNow na Malásia, BancNet nas Filipinas, PayNow em Cingapura e PromptPay na Tailândia – fornecem a infraestrutura subjacente para o uso de QR códigos, ajudando a modernizar os sistemas de pagamento, reduzir a dependência do numerário e
aumentar a inclusão financeira.
“A cooperação entre os bancos centrais do Sudeste Asiático através da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) está ajudando a promover a interoperabilidade transfronteiriça num esforço para impulsionar a integração econômica regional e o crescimento. Os esforços do setor privado – como o recentemente iniciado pelo Alipay+ – também impulsionam a interoperabilidade regional das carteiras.”
“A Juniper Research prevê que os pagamentos por código QR crescerão mais de 590% no mercado do Sudeste Asiático até 2028.”
A bandeiras estão adotando o pagamento QR Code, mas ainda não o fizeram em escala global. As iniciativas são pontuais em alguns países do mundo. Mas o desenvolvimento dos processos já foi executado. Mostramos abaixo o modelo Mastercard QR.
A Visa anunciou, por volta de 2020, seu apoio às especificcações globais de pagamento por QR Code do EMVCo. Esta iniciativa foi incentivada pela decisão do Banco Central da Índia de incentivar os pagamentos por QR Code para oferecer pagamentos digitais seguros e de baixo custo para consumidores e estabelecimentos comerciais. O piloto incluiu também o Quenia e a Nigéria.
Telefone +55 21 999261133
Email: [email protected]