Quatro principais desafios ao gerenciar a criptografia

Conheça os quatro principais desafios ao gerenciar a criptografia e sabia como o VaultCore pode ajudar a superá-los.

Quatro principais desafios ao gerenciar a criptografia

O gerenciamento de chaves criptográficas é cada vez mais importante quanto mais conectados nos tornamos. Com milhões de dispositivos e milhões de usuários, há uma necessidade cada vez maior de ferramentas eficazes de segurança cibernética que protejam ativos confidenciais de indivíduos e organizações.

O gerenciamento de chaves criptográficas, ou KMS, é um sistema dedicado a proteger, armazenar, fazer backup e organizar as chaves de criptografia. É uma das maneiras mais eficazes de proteger dados confidenciais.

Ao invés de ter uma chave mestra que desbloqueia todos os seus dados, o KMS permite que os administradores usem uma chave por parte dos dados com a capacidade de rotacional e redefinir as chaves com a frequência que desejarem. No entanto, como qualquer outra abordagem inovadora, existem desafios ao implementar um sistema de gerenciamento de chaves.

Esses quatro obstáculos principais tradicionalmente dificultam a adoção de tecnologias e práticas que podem ajudar a manter os dados seguros em várias infraestruturas corporativas:

“O gerenciamento de múltiplas chaves criptográficas requer um grande esforço adicional”

Desafios de gerenciara criptografia

O gerenciamento de chaves de criptografia é sem dúvida a parte mais desafiadora da implementação de uma estratégia de criptografia.

A abordagem antiga para gerenciamento de chaves é ter o que chamamos de “guardiões de chaves”, cuja única responsabilidade é controlar manualmente as chaves e atualizá-las.

No entanto, com algumas empresas tendo milhões de chaves para gerenciar, isso se torna ineficiente e cria vulnerabilidades, como erro humano na atualização de certificados do sistema ou perda de material de chave.

Uma solução adequada seria instalar um sistema que permita recuperar a produtividade perdida e acabar com o erro humano com processos altamente automatizados. Alterar o bloqueio não requer mais dias ou semanas para ser processado porque os recursos do VaultCore permitem que você “configure e esqueça”.

Com o VaultCore, você é capaz de implementar uma programação de recriação que corresponda à política desejada de sua empresa, economizando significativos recursos financeiros para sua organização ao transformar um processo manual em um simples clique de botão.

“O KMS dificulta o acesso aos dados protegidos”

Ao invés de investir em tecnologias que vem com seus próprios componentes proprietários e barreiras de adoção, é mais inteligente utilizar um sistema de gerenciamento de chaves que pode ser integrado à tecnologia existente já implantada em sua rede.

Pense nisso como ser o único Android em um chat em grupo do iPhone que tem a capacidade de ler, interpretar e operar com qualquer sistema operacional sem interromper processos e fluxos de trabalho.

Construído com base no conceito de interoperabilidade, o VaultCore permite que você maximize a governança da segurança e a produtividade do negócio sem qualquer interrupção.

“O KMS atrapalha o desempenho”

Esse é um equívoco comum, e não uma barreira.

A criptografia é um mecanismo intenso, e a velha escola de pensamento era que, quando aplicada em um nível mais granular, a criptografia poderia tornar o sistema significativamente mais lento.

A realidade é que o hardware de criptografia moderno, como AES-NI, agora está integrado à maioria dos processadores, melhorou muito a velocidade dos aplicativos que executam a criptografia e a decriptografia, a ponto de ser transparente para o usuário final.

Com uma organização média tendo milhões de dados criptografados que gerenciam de maneiras inconsistentes e em vários lugares, é fácil esperar que os sistemas operacionais sofram.

O VaultCore reconhece o fato de que vivemos em um mundo conectado à IoT com milhões de dispositivos, milhares de usuários e um grande número de chaves de criptografia necessárias para proteger todos eles.

Criamos a capacidade de gerenciar centenas de milhões de chaves de criptografia em um único dispositivo sem afetar o desempenho.

“A difícil integração com sistemas baseados em nuvem”

O vaultcore colabora para superar os desafios ao gerenciar a criptografia

A integração de um KMS com produtos em nuvem apresenta um novo conjunto de desafios, pois há dificuldades nos modelos IaaS, Paas e SaaS de computação em nuvem.

Para simplificar, a raiz das complexidades está nas diferentes infraestruturas em que o KMS reside e nos provedores de nuvem.

Sem um gerenciador de chaves para proteger as chaves, a nuvem tem a capacidade de espionar seus dados armazenados em sua plataforma – quase como um superintendente de apartamento usando uma chave mestra para espiar a Unidade 134D.

Algumas infraestruturas de nuvem, como a AWS, implementaram uma ferramenta “traga sua própria chave” (BYOK) que permite criptografar seus dados na nuvem sem que o provedor de nuvem tenha acesso a ela. Isso dá a você a capacidade de mudar a fechadura do seu apartamento para que nem mesmo o detentor da chave mestra possa entrar.

Aproveitando o BYOK no AWS, você pode importar uma chave AES-256 para criptografar e decriptografar seus dados.

Todas as chaves de criptografia importadas são então apoiadas por uma chave mestra fornecida por um administrador terceirizado, como o Fornetix.

O Fornetix BYOK se integra diretamente com a AWS, permitindo fácil criação, destruição e geração de relatórios de chaves de criptografia usadas pela AWS. Além disso, o VaultCore tem a capacidade de revogar as chaves de criptografia para que as contas da AWS não consigam acessar os dados usando essas chaves caso surja uma situação em que isso seja necessário.

Conheça o VaultCore e veja como superar os desafios ao gerenciar a criptografia

Em resumo, o gerenciamento de chaves de criptográficas é uma ferramenta incrivelmente eficaz para proteger seus dados – quando implementado da maneira correta.

Para evitar enfrentar esses desafios ao implantar um KMS, trabalhe com uma solução que ofereça escalabilidade, interoperabilidade, extensibilidade e segurança para gerenciar com eficácia suas chaves de criptografia.

Fornetix® VaultCore é o único gerenciador de chaves corporativas com capacidade e potência para gerenciar centenas de milhões de chaves, o número necessário para redes e aplicativos IoT de ponta.

Essa escalabilidade incomparável capacita as organizações a construir uma estratégia de segurança de dados com a criptografia como a base fundamental – sem necessidade de concessões.

Ferramentas poderosas para automatizar o ciclo de vida das chaves, aplicando políticas criptográficas e integrando-se rapidamente com os serviços e tecnologias de TI mais populares definem um novo padrão e abre novas oportunidades para ampla implantação de criptografia.

Workflow de gestão

Para mais informações ou para solicitar uma demonstração, envie sua solicitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *