Você conhece a ISO 20022?
Prepare-se porque você vai ouvir falar muito desta norma, publicada em 2004, produzida pelo Comitê Técnico 68, responsável pelas normas para os sistemas financeiros.
A norma ISO 20022 foi criada para permitir a integração entre as instituições financeiras, suas infraestruturas de mercado e suas comunidades de usuários finais, viabilizando a interoperabilidade entre diversos sistemas e instituições, evitando as redundâncias e sobreposições e eliminando ambiguidades nos processos de comunicação financeira internacional.
A norma é composta de 8 partes:
- Metamodelo
- perfil UML
- Modelagem
- Geração de esquema XML
- 5: Engenharia reversa
- Características de transporte de mensagem
- Registro
- Geração ASN.1
O Brasil participa dos Comitês Técnicos da Norma, participando do Registration Management Group (RMG), Payments SEG, Securities SEG e Technical Group.
A estrutura de mensagens do SPI, base para as operações do PIX, utiliza a norma ISO 20022, conforme a documentação oficial do Banco Central.
Por sua característica de Norma Internacional, a ISO 20022 é candidata a se tornar a base para o intercâmbio de transações financeiras, permitindo uma espécie de “Gateway”de transações financeiras entre sistemas heterogêneos.