ISO 20022

Você conhece a ISO 20022?

Prepare-se porque você vai ouvir falar muito desta norma, publicada em 2004, produzida pelo Comitê Técnico 68, responsável pelas normas para os sistemas financeiros.

ISO 20022

A norma ISO 20022 foi criada para permitir a integração entre as instituições financeiras, suas infraestruturas de mercado e suas comunidades de usuários finais, viabilizando a interoperabilidade entre diversos sistemas e instituições, evitando as redundâncias e sobreposições e eliminando ambiguidades nos processos de comunicação financeira internacional.

A norma é composta de 8 partes:

  1. Metamodelo
  2. perfil UML
  3. Modelagem
  4. Geração de esquema XML
  5. 5: Engenharia reversa
  6. Características de transporte de mensagem
  7. Registro
  8. Geração ASN.1

O Brasil participa dos Comitês Técnicos da Norma, participando do Registration Management Group (RMG), Payments SEG, Securities SEG e Technical Group.

A estrutura de mensagens do SPI, base para as operações do PIX, utiliza a norma ISO 20022, conforme a documentação oficial do Banco Central.

Por sua característica de Norma Internacional, a ISO 20022 é candidata a se tornar a base para o intercâmbio de transações financeiras, permitindo uma espécie de “Gateway”de transações financeiras entre sistemas heterogêneos.

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *