Os campos necessários para transações com Tokens de Pagamento podem ser introduzidos nas mensagens ISO 8583 e ISO 20022. Ao desenvolver as especificações para os tokens de pagamentos, o EMVCo contemplou, na versão 2.3 das especificações, a inclusão dos atributos necessários à tokenização nestes padrões de mensagens. Desta forma, o EMVCO aponta para a possibilidade de uso da Tokenização em diversas novas finalidades que estão sendo implementadas pelo Open Banking/Open Finance.
O padrão de mensagens ISO 8583 é bastante conhecido. É largamente utilizado pelos esquemas de cartões para operar as transações com cartões de crédito e débito em todo o mundo. Ele vem recebendo modificações e aperfeiçoamentos para suportar novas tecnologias como transações utilizando chips EMV (introdução de um criptograma no Elemento de Dados 55), autenticação 3D Secure para transações de cartão não presente, por exemplo.
Já o padrão de mensagens ISO 20022 é bem mais recente e menos conhecido. Ele é baseado em uma norma publicada em 2004. Por sua característica de Norma Internacional, a ISO 20022 é candidata a se tornar a base para o intercâmbio de transações financeiras, permitindo uma espécie de “Gateway” de transações financeiras entre sistemas heterogêneos.
A ISO 20022 está estruturada nos seguintes Modelos de Negócios:
O suporte a estes e demais campos previstos na mesageria do EMVCo é responsabilidade de cada Esquema de Pagamento, como acontece hoje com a ISO 8583, que é implementada com características específicas para cada Bandeira.
O segmento de cartões está estruturado no seguinte conjunto de mensagens:
As especificações do EMVCo sugerem que os campos necessários à tokenização sejam incluídos nas mensagens Acquirer to Issuer Card Messages (ATICA)
Telefone +55 21 999261133
Email: marketing@sucessosi.com.br