CDCVM é um conjunto de métodos que usam informações do dispositivo para compor dados do CVM na transação, aumentando a segurança na autenticação forte do cliente.
É usado para avaliar se a pessoa que utiliza o instrumento de pagamento é o legítimo proprietário do dispositivo, garantindo um método de autenticação forte para determinar a responsabilidade pela realização da transação.
O crescente uso de dispositivos móveis para transações de pagamento permite que a autenticação do consumidor seja realizada no próprio dispositivo, por meio de senhas, senhas e padrões, bem como por meio de biometria – impressão digital, íris, voz e reconhecimento facial.
Diversas aplicações instaladas em um dispositivo podem compartilhar os métodos definidos para a execução do CDCVM, proporcionando conveniência ao usuário e segurança à transações realizadas.
Em cada transação EMV, o terminal de pagamento e os aplicativos de rede de pagamento de suporte no dispositivo devem decidir mutuamente qual método de verificação do cliente usar. Para decidir, o terminal e o dispositivo irão comparar os métodos de verificação que cada um suporta e usarão o primeiro que ambos suportem.
O uso do CDCVM pode remover o limite máximo do valor da transação (Floor Limit).
Os comerciantes que suportam CDCVM em seus terminais se beneficiam da mudança de responsabilidade, não sendo responsabilizados por fraudes quando o CDCVM for obtido para transações da Wallet certificada para essa finalidade.
Em 01 de outubro de 2020, o EMVCo, publicou o artigo “CDCVM: Promoting security, reliability and convenience”.
Jianhua Ni, que assina o artigo explica que o uso crescente de dispositivos móveis para pagamentos permitiu que a autenticação do consumidor fosse realizada no próprio dispositivo do consumidor , utilizando senhas e outros métodos, como biometria, impressão digital, íris, voz e reconhecimento facial.
“Este tipo de autenticação em um dispositivo do consumidor é conhecido como Método de Verificação do Portador de Cartão de Dispositivo de Consumidor (CDCVM). As tecnologias que habilitam o CDCVM são chamadas de soluções CDCVM.”
Complementando a infraestrutura de autenticação forte e para dar visibilidade do processo de autenticação aos emissores, o EMVCo, está definindo um padrão para uma Base de Dados de Identificação da solução CDCVM. Cada solução CDCVM registrada recebe um identificador curto e exclusivo conhecido como ID de solução EMV CDCVM, junto com um conjunto de metadados relacionados das soluções CDCVM inseridos e mantidos no banco de dados.
Assim, um único valor é comunicado aos emissores, permitindo que eles (ou um provedor de serviços operando em seu nome) acessem os metadados relacionados à solução CDCVM.
Em seu Relatório Anual de 2020, o EMVCo planeja a realização de um piloto das especificações ainda em 2021. O trabalho de desenvolvimento das especificações do CDCVM e do ID Database está sendo realizado em conjunto com o grupo de trabalho do Global Platform e com o FIDO Alliance.
As soluções de CDCVM devem atender a um conjunto de requisitos de segurança estabelecidos pelo EMVCo, descritos no documento “Mobile Payment – CDCVM Security Requirements“
Elas podem ser implementadas em níveis possíveis:
A American Express suporta CDCVM para transações móveis sem contato com Wallet em seu Terminal ExpressPay Spec 3.0 e posterior.
Com a pandemia do COVID-19, as transações sem contato evoluíram vertiginosamente. Em sua grande maioria, ainda são transações realizadas cpm cartões contactless.
Mas uma parcela crescente de usuários experimentou o uso dos seus celulares para realizar os pagamentos e gostou da experiência pela comodidade. Nos estabelecimentos comerciais que já atualizaram as versões de Kernel EMV, as transações realizadas no crédito utilizam o CDCVM no lugar da senha. Desta forma, a transação é autorizada imediatamente.
Nas transações realizadas na modalidade de débito, o limite par o uso sem senha está em R$ 200,00 para qualquer modalidade de contactless.
Ao lado, os resultados da pesquisa da ABECS com informações até setembro de 2022
Telefone +55 21 999261133
Email: marketing@sucessosi.com.br