Existem bons motivos para que o comércio utilize tokens de pagamento, para proteger os dados sensíveis dos cartões.
Conheça alguns deles.
As transações realizadas pelo canal de e-commerce cresceram vertiginosamente nos últimos dois anos, impulsionadas em boa tarde pela necessidade de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Segundo dados da ABECS, o incremento de compras não presenciais foi de 30,8%, num total de R$ 569,7 bilhões. Em 2022, este crescimento foi de 32,2%.
Acompanhando esta tendência as fraudes também cresceram em escala equivalente, explorando principalmente as compras por e-commerce.
Segundo o e-commerce Brasil, as tentativas de fraudes tiveram um aumento de 22% no primeiro trimestre de 2022 (foram quase 785 mil tentativas).
Juntamente com a autenticação EMV 3D Secure, a Tokenização de Pagamentos visa estabelecer um ambiente mais seguro e confiável, reduzindo os riscos de fraudes e aumentando as taxas de conversão de transações. Apresentamos a seguir 6 bons motivos para o comércio aderir à Tokenização:
Os tokens de pagamento são credenciais geradas e gerenciadas pelas Bandeiras, que utilizam o mesmo formato de um número de cartão (PAN). A estas credenciais são associados critérios de uso de impedem que um token gerado para uma determinada finalidade ou estabelecimento seja utilizado por outros estabelecimentos ou para outros fins.
Ao assegurar ao cliente que seus dados estão protegidos contra o uso indevido, os comércios podem reforçar os laços de confiança com os consumidores, no uso de tokens in-app, em cadastro de compras periódicas ou para os pagamentos recorrentes.
É importante que os comércios esclareçam que compartilham com as bandeiras e os emissores os mais modernos recursos para a proteção dos dados do cartão, mesmo que não citem a tecnologia de tokenização, ainda pouco conhecida pelo público.
Estatísticas comparativas obtidas em países onde a Tokenização está mais madura têm demostrado que os percentuais de conversão com uso de tokens tem sido maior que as conversões que as transações feitas com o PAN.
Também no Brasil, considerado os emissores e os comércios onde o processo de Tokenização já está mais evoluído, tem sido possível registrar a melhoria dos níveis de conversão e a queda dos indicadores de fraudes.
A experiência de uso dos recursos dos pagamentos digitais é um caminho sem volta.
A segurança, a facilidade e a comodidade oferecidos por estes novos recursos conquista cada vez mais a fidelidade dos clientes, principalmente entre os mais jovens, para quem a tecnologia digital é absolutamente natural.
Tokens de pagamento são credenciais gerenciadas pelas Bandeiras e não são considerados dados sensíveis dos cartões.
Por este motivo, deixam de exigir os cofres para a guarda segura dos dados de cartão nos cadastros dos estabelecimentos e permitem um processo de certificação PCI mais simplificado.
Ou seja, mais segurança e menores custos operacionais para os comércios.
Novos recursos oferecidos pelos modelos de Open Finance e pelo Secure Remote Commerce (Click to Pay) são o caminho natural da evolução dos serviços financeiros, que estão se estendendo para além dos pagamentos, envolvendo também contratos, seguros, empréstimos, investimentos etc.
A tendência dos pagamentos é a integração de sistemas de diversas indústrias e até mesmo países, a exemplo da evolução do sistema financeiro europeu.
Com a implantação do 5G e a difusão da tecnologia de Tokenização, os pagamentos serão comuns no universo da Internet das Coisas (IoT)
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