Muhamad Yunus
Laurel Olímpico

Saiba porque Muhamad Yunus foi homenageado pelas Olimpíadas de Tókio e recebeu o Laurel Olímpico. 

O Laurel Olímpico é uma distinção criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para homenagear indivíduos que se destacam por suas realizações em educação, cultura, desenvolvimento e paz por meio do esporte.

Num momento em que o mundo enfrenta uma devastadora onda de pobreza, decorrente dos impactos da Covid-19 nas condições de vida das populações mais carentes, a visão proposta por ele incentiva a todos a colaborar para a redução da pobreza e a conquista de uma vida digna para todos.

microcrédito

Segundo a Wikipedia,a palavra microcrédito não existia até à década de 1970.

Yunus a criou para definir um tipo muito específico de crédito, criado por ele e cujo objeto principal as populações pobres, que não têm, absolutamente, acesso a qualquer outro tipo de crédito.

Yunnus concebeu, e conseguiu implantar, a mais conhecida e bem sucedida experiência de microcrédito do mundo. Yunus a iniciou em 1976, concedendo empréstimos de pequena monta, com seus próprios recursos, para famílias muito pobres de produtores rurais, focalizando principalmente nas mulheres. Os bons resultados obtidos nessa primeira fase do projeto levaram-no a expandir essas operações com recursos de terceiros. 

Grameen Bank - a visão

Segundo Yunus, O “Grameencredit” (crédito do Banco Grameen) baseia-se na premissa de que os pobres têm habilidades profissionais não utilizadas, ou subutilizadas. Definitivamente não é a falta de habilidades que torna pobres as pessoas pobres. O Grameen Bank acredita que a pobreza não é criada pelos pobres, ela é criada pelas instituições e políticas que o cercam. Para eliminar a pobreza, tudo o que temos de fazer é implementar as mudanças apropriadas nas instituições e políticas, e/ou criar novas instituições e políticas(…) o Grameen Bank criou uma metodologia e uma instituição para atender às necessidades financeiras dos pobres e criou condições razoáveis de acesso a crédito, capacitando os pobres a desenvolverem suas habilidades profissionais para obter uma renda maior a cada ciclo de empréstimos.

O esporte como fator de inclusão

Yunus Sports HubAjudamos as organizações esportivas a liberar seu potencial para impulsionar mudanças positivas na sociedade, conectando-as, fornecendo-lhes os melhores conhecimentos da categoria e orientando-as no lançamento de projetos ambiciosos”

Com a Yunus Sports Hub, marca criada por ele, a ideia é a de fomentar iniciativas sociais voltadas ao esporte, promovendo o acesso de público de baixa renda à participação em negócios do ramo.

“No esporte, os negócios sociais têm uma oportunidade única para iniciar a mudança”.

 

“Como afirmou em seu discurso de abertura do COI nos jogos olímpicos e paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ‘o esporte é poderoso porque é básico a nós, seres humanos’”.

 

Muhamad Yunus Prêmio Nobel da Paz

Em 2006, Yunus e o Grameen Bank ganharam o Prêmio Nobel da Paz. 

De acordo com o Comitê do Prêmio Nobel, foi um reconhecimento “aos seus esforços para gerar desenvolvimento econômico e social a partir de baixo”. 

O desenvolvimento a partir da base também contribui para o avanço da democracia e dos direitos humanos”

Rolar para o topo